Aranhas são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma dos escorpiões.
As presas mais comuns das aranhas são os insetos.
O soro antiaracnídico para picadas de (aranha marrom e armadeira) e escorpiões do gênero Tityus (escorpião marrom e escorpião amarelo) é obtido a partir da mistura do veneno dessas espécies e do plasma de cavalos hiperimunizados. São as segundas aranhas que mais causam acidentes no Brasil, perdendo somente para as aranhas marrons.
Três são os gêneros das aranhas peçonhentas encontradas no Brasil: Aranhas-Marrons (Loxosceles ), Aranhas Armadeiras (Phoneutria) e Viúvas-Negras (Latrodectus).
Fato curioso é que a caranguejeira não inocula veneno.
Após o acasalamento a aranha põe mais de 1.000 ovos em uma única postura, os quais ficam protegidos numa bolsa de fios de seda chamada ovissaco, e em muitas espécies, após a eclosão dos ovos, os filhotes permanecem no dorso da mãe até sofrerem a primeira ecdise ( processo de mudança do exoesqueleto), e o crescimento é feito através de sucessivas trocas de carapaças.
Possuem 02 estratégias de predação: tecelã (prendem as presas na teia) ou caçadoras que usam visão ou percepção de vibração para localizar a presa.
Aranha Armadeira: está não só na lista de aranhas mais venenosas do Brasil, mas de todo o mundo. Tem um porte grande, é solitária e não produz teia.
Aranha Marrom: sua picada causa necrose no tecido atingido e, caso não seja tratada, pode levar à amputação do membro, falência renal e, em alguns casos, à morte.
Viúva Negra: seu nome popular é ocasionado pelo ato da fêmea comer o macho após a reprodução. Apesar de a sua picada não ser letal, causa uma dor considerável e bastante inchaço na área afetada. Também pode ocasionar cólicas abdominais e náuseas.
As pessoas entram em contato com as aranhas quando estas entram nas residências procurando alimento durante a noite e se escondem em lugares como sapatos, roupas de cama, toalhas, gavetas, embaixo de móveis e etc.
Outra situação comum de ocorrência de acidentes é durante o manuseio de frutas, verduras e legumes que tenham sido colhidos sem a retirada desses animais.
A maioria dos acidentes pode ser evitada, pois ocorrem normalmente devido a alguns descuidos. As medidas preventivas baseiam-se muitas vezes no controle ambiental, deve-se atuar também nas condições de abrigo e alimento destes animais.
Dá uma olhada nessas curiosidades que separamos para você.
Mantenha sua casa e empresa livre das pragas!
Se você está com problemas com Pragas ou necessita Limpar sua Caixa D’água, realizar Sanitização, chame hoje mesmo a Blindar e deixe que resolvemos este problema pra você.
Entre em contato conosco e faça um orçamento e veja quais as melhores soluções que temos para lhe oferecer!
Não se preocupe, temos uma equipe qualificada que está disponível para te ajudar de todas as formas!
BLINDAR CONTROLE DE PRAGAS E VETORES LTDA
Rua Camões n° 25 – Bairro Sol Nascente Ibirité/MG Cep 32.423-350
CNPJ nº 43.249.672/0001-48
Insc. Municipal: 03810090030001