São ectoparasitas e hematófagos, ou seja: se alimentam de sangue de mamíferos, aves, répteis ou anfíbios e podem fazer isso até estourarem – literalmente!
Segundo maior grupo de vetores de doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários e riquétsias, perdendo apenas para o grupo os mosquitos que é o primeiro.
Pertencem a classe dos aracnídeos.
Os carrapatos adultos depositam os ovos geralmente em locais altos como paredes, frestas, rodapés, estrado de cama, etc., mas nunca no hospedeiro e cada ovo dá origem a uma larva, que se desenvolve até o estágio adulto.
No Brasil existe também o Amblyomma cajennense, carrapato de cavalos, que transmite a febre maculosa, uma doença grave para pets e humanos.
Passam por estágio de ovo, larva, ninfa e adultos, sendo que essas três últimas precisam de um hospedeiro para prover alimento.
Os adultos, que podem viver até 19 meses, podem pôr de 2.000 a 22.000 ovos e conseguem andar até 2 Km em busca do hospedeiro.
Existem espécies microscópicas até 0,25 mm de diâmetro.
A pulga é capaz de pular até 200 vezes a altura de seu corpo, em proporção de tamanho é mais do que um humano saltar o comprimento de um campo de futebol.
Uma pulga fêmea pode consumir até 15 vezes seu próprio peso em sangue diariamente.
A pulga encontra o hospedeiro através de estímulos visuais, térmicos e olfativos.
As pulgas depositam seus ovos nos pelos dos animais, mas eles sempre caem, as pupas desenvolvem-se em ambientes externos (tapetes, sofás, camas, etc.), esperando um animal passar para transformá-lo em hospedeiro.
As espécies mais importantes para a saúde pública são: Pulex irritans, que ataca mais o homem, podendo, no entanto, alimentar-se sobre outros hospedeiros; Xenopsylla cheopis, denominada pulga do rato; Ctenocephalides felis, conhecida por pulga do gato e Ctenocephalides canis, a pulga do cão. As pulgas mais comuns tanto em cães como em gatos são C. felis.
Causam problemas de saúde como: dermatites alérgicas, transmitem viroses, vermes e doenças causadas por bactérias como: o tifo (febre tifoide) e a peste bubônica (também conhecida como peste negra na Idade Média).
As pulgas adultas são hematófagas obrigatórias, ou seja, alimentam-se exclusivamente do sangue retirado de seus hospedeiros.
O tempo de vida pode chegar a 4 meses e em seu ciclo de vida, passa por quatro estágios de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adultos.
Dá uma olhada nessas curiosidades que separamos para você.
Mantenha sua casa e empresa livre das pragas!
Se você está com problemas com Pragas ou necessita Limpar sua Caixa D’água, realizar Sanitização, chame hoje mesmo a Blindar e deixe que resolvemos este problema pra você.
Entre em contato conosco e faça um orçamento e veja quais as melhores soluções que temos para lhe oferecer!
Não se preocupe, temos uma equipe qualificada que está disponível para te ajudar de todas as formas!
BLINDAR CONTROLE DE PRAGAS E VETORES LTDA
Rua Camões n° 25 – Bairro Sol Nascente Ibirité/MG Cep 32.423-350
CNPJ nº 43.249.672/0001-48
Insc. Municipal: 03810090030001