O que chamamos de siriri ou aleluia na realidade são os cupins de madeira seca e na primavera os machos e as fêmeas revoam, e no solo perdem as asas e formam casais reais.
São encontrados no interior do solo ou da madeira e se alimentam principalmente de celulose.
Fazem parte da sociedade dos cupins: os operários, os soldados, os reis e as rainhas. Vivem em ninhos, cuja localização, estrutura e material de construção variam conforme a espécie.
No Brasil se conhece umas 290 espécies, e apenas umas 10 são pragas urbanas, porém as 03 que vivem próximas a nós são: Cupim Subterrâneo (Coptotermes gestroi), Cupim de Madeira Seca (Criptotermes brevis) e Cupim de Grama (Syntermes spp).
Cupins subterrâneos (Coptotermes gestroi): alimentam-se de madeira, mas vivem em ninhos construídos fora do alimento, em locais, bem ocultos e protegidos. São capazes de transitar amplamente no ambiente (solo, edificações, árvores) e podem dispensar totalmente o contato com o solo, constituindo infestações aéreas, em locais mais altos das edificações. As trilhas e as peças atacadas recebem um revestimento fecal de cor clara, acastanhada, típico dos cupins subterrâneos. Constroem túneis em arestas e fendas, o que torna a infestação pouco perceptível. Podem ser muito vorazes e daninhos em curto prazo.
Cupim de madeira seca (Criptotermes brevis): são muito comuns em componentes de telhados, batentes, topos de postes, móveis e diversas outras peças de madeira, sendo confundido as vezes com ataque por brocas (coleópteros), a diferença está na granulometria, o cupim tem o pó granulado escuro e a broca tem o pó fino.
Embora não tenham colônias muito numerosas, um ataque pode causar sérios prejuízos pois eles constroem inúmeras galerias dentro da madeira, por onde circulam livremente, e produzem pequenos grânulos ovalados (fezes), que são acumulados em uma câmara (cavidade) próxima à superfície da madeira e que, de tempos em tempos, são descarregados para fora da peça atacada, como forma de limpeza das galerias.
Cupim de grama (Syntermes spp): se alimentam de raízes, rizomas, estolões e folhas dos gramados provocando rapidamente o seu enfraquecimento, já que as plantas ficam deficientes em absorver água e nutrientes do solo.
O resultado disto são falhas e reboleiras que tornam o gramado feio e ralo, ou seja, a presença de mudas mortas entre plantas sadias costuma ser um indicativo da atividade dos cupins.
Também denominados de gorgulhos, os carunchos são pequenos besouros pertencentes à ordem Coleóptera.
Possuem elevado potencial reprodutivo e alta capacidade adaptativa e seu ciclo de vida é de apenas 20 a 30 dias.
São besouros que atacam os produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho e outros produtos desidratados. Infestam também produtos industrializados como massas, rações de animais e biscoitos, depreciando os produtos qualitativamente e quantitativamente.
Embora a infestação de grãos no campo não comprometa muito a produtividade da safra, se torna prejudicial na medida em que, quando colhida, podem infestar os depósitos, comprometendo grande parte do estoque armazenado, o que chamamos de “infestação cruzada”.
Dá uma olhada nessas curiosidades que separamos para você.
Mantenha sua casa e empresa livre das pragas!
Se você está com problemas com Pragas ou necessita Limpar sua Caixa D’água, realizar Sanitização, chame hoje mesmo a Blindar e deixe que resolvemos este problema pra você.
Entre em contato conosco e faça um orçamento e veja quais as melhores soluções que temos para lhe oferecer!
Não se preocupe, temos uma equipe qualificada que está disponível para te ajudar de todas as formas!
BLINDAR CONTROLE DE PRAGAS E VETORES LTDA
Rua Camões n° 25 – Bairro Sol Nascente Ibirité/MG Cep 32.423-350
CNPJ nº 43.249.672/0001-48
Insc. Municipal: 03810090030001